O silêncio punitivo…

Resultado de imagem para namore uma pessoa q tenha maturidade

➡Vamos entender o que está por trás desta postura? Pois, é algo que ultrapassa uma simples “pirraça” infantil!

👉Inconscientemente, após uma chateação, quando nos afastamos e nos negamos a falarmos com alguém que mantemos um relacionamento afetivo, estamos na verdade PUNINDO esse alguém com o nosso silêncio. É uma forma de atingirmos o outro. De vingarmos a nossa mágoa ou chateação.

↪Claro que em determinados momentos o mais prudente e maduro é nos silenciarmos para evitarmos falar apenas para magoar e não para resolver. Mas, quanto maior for esse silêncio mais difícil se torna o restabelecimento da “paz” entre as partes. O silêncio “não punitivo” (e poderíamos chamar tambem de proativo) dura o tempo suficiente para sairmos do momento de impulsividade, evitando assim uma explosão emocional. Mesmo ainda chateados, passada essa fase de ebulição das emoções, o silêncio deveria dar lugar ao diálogo.

✔Agora, se o diálogo não resolver, nada irá. Ou seja, é menos desgastante para a relação uma “discussão” (reparem que nao disse BRIGA – há uma diferença) do que o mal que pode causar um silêncio punitivo. Principalmente se após o período de silêncio o “lixo” existente for jogado para debaixo do tapete.

➡Portanto, conversar é sempre a melhor saída pra quem deseja RESOLUÇÃO. Sendo tambem uma atitude proativa.
Boa reflexão a todos
MC

Atendimento online em: http://www.psicolink.com.br/mariacesar

Deixe um comentário